10 de ago. de 2012

Dicas de organização domestica...



Boa tarde,,, meninas tudo bem,,, conversando outro dia com uma amiga real e virtual entramos na discussão da organização domestica,,, ela me perguntou como eu levava minha casa tão ajeitadinha mesmo sem ficar nela,,, então hoje não vou falar de nada que ninguem não saiba,,, mais quanto mais dicas melhor né,,, como todas sabem eu trabalho fora o dia todo,,, saio cedo e volto tarde,,, ai criei uma rotina domestica na minha vida pois não tenho ajudante,,, então como todo bom brasileiro dei meu jeitinho...





Bom vamos lá:-





de manhã nunca saio de casa sem antes arrumar as camas e são tres,,, gente não custa fazer isso,,, acorde uma meia hora antes do seu horario de sair e dá uma ajeitadinha na cama,,, voce vai ver que a hora que chegar vc se sente melhor,,, tira aquela sensação de bagunça,,, já ouvi varias vezes até do meu filho arrumar pra que vai dormir de novo,,, mas acho horrivel chegar em casa e a cama estar revirada...





Café da manhã:-





Levanto as 06h e preparo o café pois meu filho estuda de manhã,,, apos ele sair,,, já dou uma arrumadinha no que usei pra fazer o café,,, mas dai acordo marido e filha pra se arrumar dai o que sobrou junto dentro da pia e meu filho lava apos chegar da escola,,, nunca deixamos louça o dia todo dentro da pia,,, vejo isso e me dá a sensação de desleixo...





Já deixo organizado tbm o que o Pedro vai fazer pra comer no almoço,,, deixo um dia antes o básico pronto e a parte de carne ou outra coisa deixo temperado pra ele fazer na hora...





No domingo que é o unico dia que fico o dia todo em casa tbm não deixo louça acumulada,,, faço comida e ja vou lavando,,, ou seja,,, a cozinha ta sempre arrumada,,, tbm pq na minha casa a entrada da frente é na cozinha então se tiver bagunça fica feio né...





Minha casa é pequena,,, mas ai é que mora o perigo,,,,casa pequena é mais facil de acumular coisas,,, ledo engano,,, se tiver disciplina tudo fica no lugar sempre,,, minha casa não possui sala...





Nos quartos:-





No meu é uma suite então demoro mais pra arrumar,,, primeiro lavo o banheiro desde o chão ate o teto,,, isso uma vez por semana,,, nos outros dias passo um pano no chão,,, lavo a pia e o vaso sanitario,,, de manhã tbm penduro as toalhas de banho na lavanderia,,, troco a cama uma vez por semana no inverno e no verão duas vezes pois não gosto daquele cheiro de suor no lençol,,, travesseiros coloco uma vez por semana pra tomar sol,,, assim como os cobertores e uma vez por mês lavo as cobertas mesmo no frio...





Tiro pó de tudo e aspiro atras dos moveis,,, quando a Amelia ta inspirada tiro o colchão e limpo mais profundamente os cantinhos dos moveis,, como já disse meu movés são bem antigos então tem muitos detalhinhos que dão trabalho pra limpar,,, troco a cama,,, e passo um pano com água sanitaria no chão,,, depois coloco um produto que tenha um cheirinho pra deixar no ambiente aquela sensação de limpeza mesmo,,, ah nos moveis de madeira,,, passo primerio um paninho com água somente para limpar o mais grosso e depois passo um lustra móveis...





no quarto do filho nº1 é super facil de limpar pois ele não tem brinquedos,,, então faço no mesmo esquema do meu mas bem mais rápido,,, agora chega a parte dificil da casa o quarto da menina,,, minha filha não tem bonecas,,, pois nunca gostou,,, mas tem muitos bichinhos de pelucia,,, dai tiro tudo coloco em uma bacia limpo com aspirador e levo pro sol,,, quando tem viu gente,,, dai limpo o movel onde os tais bichos ficam e recolho cadernos,,, lapis e tudo o mais pois ela ama desenhar,,, dai aspiro o chão,, cantos paredes,,, tudo o que tiver na minha frente,,, passo pano nos moveis e no chão,,, troco a cama e arrumo a bicharada de novo e esta prontinho...





Ai vem a parte chatinha a cozinha,,, essa sempre to arrumando mesmo durante a semana,,, já chego arrumando as contas que chegaram e recolhendo coisinhas fora do lugar,, não é querer ser perfeita mas se criar uma pequena rotina vc nunca vai ver bagunça em casa... Como chego tarde já chego providenciando o jantar,,, se tiver que ir antes no supermercado já compro alguma coisa para nós jantarmos lá mesmo,,, dai guardo a compra e arrumo a cozinha...









Mas ai ficam as roupas que lavo duas vezes por semana,,, somos em quatro então não deixo acumular tudo pro fim de semana,,, pq aqui na minha city é instavel semana faz um solzão e final de semana chove,,, faço o seguinte com as roupas lavo na quarta e no domingo,,, quando não saio se tiver algo programado pro domingo lavo no sabado mesmo a noite,,, separo por cores,,, minha avó era lavadeira então tai uma coisa que aprendi cedo foi lavar roupa,,, separo por cores,,, peças intimas,,, roupas pesadas e coloridas,,, quando tinha bebê em casa lavava primeiro do bb,,, mas hoje coloco as brancas de molho e vou lavando as pesadas pois demoram mais pra secar,,, nunca deve-se colocar os panos de prato junto com as roupas de vestir,,, melhor tudo que faz parte da cozinha não se mistura com as coisas que usamos no banho ou na cama,,, roupas de vestir então nem pensar,,, nunca recolha a roupa se ela estiver meio úmida,,, tenha paciencia e espere secar bem,,, pq senão fica com cheiro ruim e todo o tempo e trabalho que teve vai por agua abaixo...



Depois de recolher,,, se não for passar no momento dobre com cuidado para que as fibras da roupa não fiquem tão amassadas,,, coloque em um cesto ou em algum lugar onde não fique jogada e pegando pó... Eu me esforço para passar uma vez por semana,,, mas tem semana que não dá ai tiro umas horas a menos de sono e passo tudo...



A limpeza da parte de fora da casa tem de ser feita pelo menos tres vezes na semana,,, moro do lado de uma padaria e infelizmente o povo é muito porco e joga todo tipo de sujeira na frente da minha casa,,, mas limpo todos os dias pois meu marido diz que a frente da nossa casa é nosso cartão de visitas,,, a lavanderia limpo duas vezes na semana,,, limpo desde as paredes até a maquina de lavar roupas,,, na minha lavanderia tenho tbm uma churrasqueira e uma pia que sempre estao arrumadas pra um churrasquinho supresa,,, tipo aquela visita que vc num contava aquele dia sabe...



O quintal ah parte que mais amo da casa,,, como tenho a Melzinha,,, minha poodle ela dorme no quintal e faz de tudo por lá tbm,,, eu eduquei ela pra fazer as necessidades no corredor que limpo todo dia,,, não suporto cheiro de fezes de cachorro quando chove entao meu Deus fico doida,,, e mais não é pq é cachorro que tem que tomar banho de vez em quando não,,, a minha toma banho uma vez por semana e limpo a casinha dela com suas coisinhas uma vez por semana tbm...



Gente tem mais coisa que eu queria falar,,, nossa o post foi grande hoje,,, eu num sei pq mas sou meio estranha,,, tenho em casa vassouras pra diferentes lugares,,, como uma vassoura e um rodo pra lavar o banheiro e so fica lá,,, uma pra varrer os quartos e corredor de dentro da casa,,, uma pra limpar a cozinha pois é um lugar de gordura e um rodo pro resto da casa,,, ai tenho uma vassoura pra limpar somente o quintal e a parte de fora toda da casa,,, e panos de chão pra todos esses ambientes,,, depois os outros paninhos são de uso comum da casa,,, só tenho diferente pra limpar o fogão e as coisas da cozinha...






Gente quem disse que nunca consegue fazer ou organizar uma casa,,, não sei o que faz pois quase num tenho tempo e tbm chego cansada... E tbm tenho que ser mãe,,, esposa e mulher...



Tudo bem que hoje temos varios aliados como maquina de lavar,,, aspirador,,, vap e outras coisinhas,,, fui criada com minha avó e ela tbm trabalhou fora e mais tinha 10 filhos pra cuidar e sempre deu conta de tudo,,, ela foi ter maquina de lavar já era velhinha,,, então minha amiga querida deixa de lado a preguiça e crie uma rotina pra sua vida tbm...Você não precisa ser uma super maquina ,,,, mas espero que tenha ajudado,,, bjussss um excelente final de semana a todas....

2 comentários:

Angela Gaudêncio disse...

Ai, que legal! Tava procurando dicas de organização, porque eu sou um fracasso! Trabalho o dia todo e ainda tenho aula à noite, fora o fato de que sou muuito preguiçosa! Mas as suas dicas foram excelentes!
Vou me esforçar principalmente nessa coisa de lavar a louça sempre! E não deixar acumular!
Excelente feriadão pra vc!
Beijos e Queijos

Antonia Silva disse...

Meu Deus vc é uma guerreira mesmo heim! pra mim é tão dificil,manter organizado, mais prometo q vou tentar!!!!

DaisypathNext Anniversary Ticker