27 de fev de 2013

Voltando... e com dicas para a lavagem das roupas....

Olá meninas,,, tudo bem,,, bom aqui esta bem Graças a Deus,,, sempre correndo,,, o ano já começou faz tempo e só agora consegui vir aqui para atualizar (tirar a poeira),,, apareceram umas encomendinhas para mim,,, já fazia bastante tempo que não bordava entao amei fazer né,,,pra isso achei tempo,,, mas dim dim nunca é demais...
Tambem estou tentando pôr as roupas de casa em ordem,,, pois essa temporada aqui na city amanhece um dia lindo e no final da tarde chove tudo que puder mais um pouco,,, hoje mesmo o tempo amanheceu feio e choveu,,, agora ta sol,,, mas muito quente entao imagine se não vem chuva mais tarde...
Bom deixa de lero-lero e vamos as fotinhas...





Bom as duas primeiras toalhinhas podiam ter ficado mais bonitinha,,, mas a cliente me trouxe na sexta a tarde,,, para ficar pronta na segunda,,, entao ela não quis nem que contornasse os desenhos,,, a outra maior e branca affff... por mais cuidado que a gente tome,,, dá uma sujadinha,,, essa a cliente estava sem pressa pois o baby ia nascer ainda,,,ai caprichei mesmo uma pq ela é minha cliente a bastante tempo,,, e esse último foi um bloquinho de amor pro Love quilts,,, essa foi feito rapidinho por ser de uma cor só...

Bom e as dicas são para a lavagem de roupas,,, não sei muito mas o pouco que sei gosto de dividir com as pessoas...
Primeiro passo basico que até minha filha já sabe é o seguinte separe a roupa por cor...
Cores claras das mais escuras e as brancas e também por grau de sujeira,,, minha vó e minha sogra lavavam as brancas primeiro,,, mas acho que elas dão muito trabalho entao lavo por último,,,  depois disso eu vejo a que está com mais volume se forem as escuras lavo-as primeiro,,, esfregadinha básica embaixo do braço e na gola e nada de deixar de molho por muito tempo viu elas mancham muito fácil,,, já perdi roupa por deixar muito tempo de molho,,, e atenção tbm na quantidade de sabão em pó,,, UMA DICA QUE DOU É COLOCAR O SABÃO EM PÓ EM UM VIDRO DESSES DE MAIONESE,,, SEMPRE COLOCO DUAS A TRÊS TAMPINHAS DE SABÃO E NÃO FICA DEMAIS,,, O QUE IMPORTA NO SABÃO É A QUALIDADE NÃO A QUANTIDADE,,,  elas fazem um estrago e tanto nas roupas e na lavanderia vai por mim,,, e tbm tem uma coisa não é pq a roupa é colorida que não vai dar uma esfregada né,,, ,,, amaciante tbm fique atenta quando está em muita quantidade a roupa fica cheirosa mas também fica sebosa e esquisita,,, então pra uma maquinada no nivel alto (só uso nivel alto) duas 02 tampinhas de amaciante esta excelente,,, a Amélinha de casa (máquina de lavar) é antiga então volto o ciclo na lavagem e deixo chacoalhar lá com amaciante e depois uso o VINAGRE para repassar a última água...
Depois do ciclo pronto é so estender e nunca recolher se ainda estiverem umidas,,, senão o trabalho é perdido... Fede mesmo...
Com as cores claras a mesma coisa,,, agora nas roupas brancas a labuta é dura,,, nas camisetas faço o seguinte:- para aquelas manchas feiosas de desodorante faço uma misturinha de uma colher de sopa  Detergente branco com  uma colher de Lustra moveis,,, isso mesmo Lustra moveis,,, meu marido me achava doida até que ele viu o resultado,,, entao faz o seguinte faz a misturinha vai virar uma águinha branca e molinha dai molhe embaixo das axilas (suvaco)  e coloque lá deixe de molho por uns 15minutos ou se estiver mais escuro por uns 30minutos,,, dai esfregue com sabão e buchinha,,, se quiser se ver livre dessas manchas tem que pôr o umbigo no tanque sim,,, dai é só lavar normalmente eu lavo minhas roupas brancas com sabão de cocô,,, é mais caro mais as roupas ficam bem limpas,,, não costumo usar kiboa (agua de lavadeira) aqui no interior falamos isso,,, a kiboa destrói as fibras do tecido podendo depois de um tempo ficar fácil de rasgar,,, kiboa só pra limpar a casa,,, mesmo assim com cautela,,, eu passo mal com o cheiro dela mas amo,,, para as meias desencardirem nada como o bom e velho Sol,,, tenho um bacião daqueles antigão de ferro,,, era da mãe do marido pra ela dar banho nele rsrsrsrsr,,, encho de água quente e sabão em pó e deixo lá quarando (esquentando) por um bom tempo,,,troco a água e faço a mesma coisa com os panos de prato,,, depois ainda aproveito a água para lavar o quintal...
Roupas de cama faço o seguinte:- como são três camas,,, lavo tudo junto,,, mas esfrego as fronhas na mão e só depois jogo na Amelinha,,, dou uma pré-lavada e somente depois deixo na lavagem normal,,, coloque amaciante e deixe um pouco de molho,,, estenda bem retinho e depois é só recolher e dobrar pra não ficar amassada,,, eu num tempo de ficar passando,,, nas toalhas de banho já não ponho amaciante pois minha vó falava que deixa as fibras dela dura,,, e não estendo ela na posição vertical,,, estendo na horizontal pra não deformar ela,,, tbm acho que seca mais rápido,,, todas as peças que lavo repasso com VINAGRE,,, para retirar todas as impurezas do sabão,,,  as calcinhas e cuecas tbm levam um trato especial,,, sempre dou uma esfregadinha para tirar as impurezas do corpinho lá de baixo que sofre rsrsrsrs....

Vai fotinhas mas não reparem na cor da parede pois foi o xarope do vizinho que fez,,, pq brigamos com ele um tempo atrás ele queria pôr no meu quintal a cor da casa dele Verde que detesto,,, na 1º foto da pra ver a parede dele,,, então ele pegou a pior tinta que tinha no mercado e pois na minha parede,,, na primeira temporada de chuva ela pretejou todinha,,, mas isso são águas passadas a hora que for pintar minha casa arrumo aquele terror...
 
 
O post ficou grande espero que ajude,,, última coisa pra roupa ficar um tempo mais cheirosa não demore muito pra passar,,, pois vc tem aquela trabalheira toda de lavar e por amaciante,,, o quente do ferro de passar ajuda a fixar o cheiro bom... No proximo post vou dar dicas de como deixar o guarda roupa e as gavetas longe do cheiro de mofo e de coisa velha,,, bjussss fiquem com Deus...
  

2 comentários:

MEIREANDAK disse...

oi Carmelita ,lindos seu bordados ,gostei de todos ,sabe um servicinho que adoro fazer na minha casa é lavar roupas rsrsrs adoro ver o varal cheio com roupas penduradas ao sol e todas esticadinhas ,fiz uma post na segunda e mostrei também meu varal cheio de roupas rsrsrs bjs uma noite

Flor de Princesa disse...

Qto bordado lindo, fico feliz por ter aparecido no bloguito! e eu olhando essas roupas to me vendo aqui na lida tb rs...
bjus
Dani